Published on

Blockchain e logística

Authors
  • avatar
    Name
    João Henrique
t

O crescimento de uma empresa depende de muitos fatores. Alguns, não podem ser modificados, ou até mesmo previstos, estando à deriva das inúmeras possibilidades reservadas pelo destino que podem ajudar ou atrapalhar a evolução de um novo negócio. No entanto, há uma grande parte de fatores modificáveis que são primordiais para uma instituição, e é garantindo o melhor conjunto de fatores positivos que pode-se fornecer um meio capaz de alavancar uma empresa.

Um bom relacionamento com o cliente, proximidade com distribuidores, redução de custos e otimização constante do serviço prestado são imprescindíveis para qualquer negócio. E, permeando todas essas variáveis, a logística sustenta os pilares que determinam o sucesso de diversas empresas dos mais variados setores. Mas como toda variável, a imprevisibilidade humana faz com que muitas vezes falhas de logística resultem em resultados negativos para uma empresa, que ao longo prazo fazem com que grandes perdas - evitáveis - atrapalhem seu crescimento cada vez mais.

Suponha que uma empresa X seja responsável pelo transporte e processamento semanal de frango em um determinado estado do país. Seu trabalho envolve enviar caminhões capazes de buscar um certo número de aves em vários produtores em diferentes lugares do estado. Após a coleta da mercadoria, toda a frota de caminhões retorna até a sede da empresa, onde a carne será processada e embalada conforme orientações rígidas de um órgão fiscalizador. Por fim, após finalizar a etapa anterior, outra frota de caminhões levará a mercadoria - já pronta para o consumo - até as principais redes de mercado da região, onde será comercializado seu slogan orgulhoso: "Carne de frango 100% orgânica".

Repare que para o funcionamento da empresa hipotética, muitas variáveis podem ocasionar problemas. Caso alguns fornecedores de carne comecem a promover um outro tipo de criação, não orgânica, e sem que você fique sabendo, isso poderia abalar a fama de sua empresa e sua relação com os clientes. Ao mesmo tempo, suponha que o funcionário responsável pela logística dos caminhões envie o maior caminhão para o menor fornecedor e o menor para o maior fornecedor. Com isso, sua empresa infelizmente acabou deixando estragar certa porcentagem da mercadoria. Ou ainda, que a temperatura de armazenamento não cumpriu os requisitos necessários, o que pode levar à um comprometimento de qualidade da mercadoria.

Ao enviar seu produto aos mercados, erroneamente a carga errada é enviada, levando um frango menos fresco para percorrer uma distância maior, até o mercado mais longe da sede da empresa. Embora esses acontecimentos sejam completamente passíveis de acontecer em qualquer lugar, o acontecimento deles com frequência é o que pode gerar custos, muitas vezes irreversíveis, para a instituição.

ZHEALTH-20-blog.png

Mesmo assim, podemos combatê-los com a logística, e permitir com que a própria programação de uma rede blockchain acompanhe as variáveis e garanta que tudo esteja dentro dos conformes, coordenando a equipe sem depender de uma força integralmente humana e passível de erro.

A Blockchain permite que todo fluxo de produção e transporte das mercadorias seja rastreado, como forma de produção, prazos de validade e modo de armazenagem, e isso se aplica a todos os tipos de bens, como alimentos, vestuário, remédios etc. A implementação da rede na empresa X, permitiria que os supermercados rastreiem o caminho das mercadorias desde sua coleta nas diversas fazendas, que fiscalizadas com a blockchain deverão estar 100% ligadas com as exigências da sede. A reprodução de informações em tempo real permite que você conheça até mesmo os horários que seus fornecedores alimentaram os frangos e qual o tipo de alimentação foi utilizada.

Os transportes seriam cada vez mais otimizados, já que as informações como quilometragem de cada veículo, forma de condução, manutenções realizadas, acidentes ocorridos, entre outros dados podem ser compartilhadas entre toda a empresa, sem a possibilidade de adulteração dos dados. O conteúdo de cada veículo seria controlado através de contratos inteligentes personalizados para a operação, impedindo que erros como os citados acima ocorressem.

ZHEALTH-21-blog.png

O retorno para a empresa é a clareza, confiabilidade e a transparência para seus clientes. Seu slogan pode ser conferido tanto nas embalagens quanto em sua política, além de abrir as portas à inovação, com redução de custos e diminuição de falhas. Assim, a empresa deixará de investir grandes parcelas em variáveis negativas e seus produtos passarão a ser cada vez mais valorizados pela clientela, pois saberão que estão comprando o que está sendo anunciado.

Além disso, esse tipo de solução facilita muito a relação de produtos que necessitam de diversas empresas em sua fase de produção/transporte/manufatura/venda, pois permite uma visão ampliada do ciclo de vida do produto para essas empresas, podendo estabelecer regras e condutas para cada etapa do seu ciclo de vida, bem como garantir que o pagamento ou prosseguimento do produto só ocorrerá após o cumprimento de determinadas regras.

Tudo isso pode estar na palma da sua mão! Permita coordenar sua empresa com uma rede blockchain e garantir o melhor meio para seu crescimento, com uma empresa que tem experiência no desenvolvimento de soluções em blockchain para diversos setores da economia. Reduza suas variáveis com a Zhealth!

Confira outros posts

f
Por que as redes blockchain são seguras?

Muito se fala sobre a segurança da blockchain. Nesse texto abordamos os principais pontos.

Ler mais

blockchain

f
Rocket 2020 - Parte 1

Como foi participar do reality show de inovação da RPC, afiliada da Rede Globo!

Ler mais

Inovação

f
O que é blockchain?

Guia básico para explicar como a rede funciona.

Ler mais

blockchain