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Marketing e consumo individualizado

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    João Henrique
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"Você pode me passar seu CPF para o cadastro?", "Já tem o cadastro da loja?"

Certamente você já deve ter ouvido essas frases enquanto estava fazendo o pagamento de suas compras em um mercado ou até mesmo em uma loja. Seja com o intuito de oferecer promoções, descontos ou até mesmo participações em sorteios, muitas empresas tem começado a criar clubes de ofertas cadastrando o CPF de clientes. Assim, você se torna um credenciado à instituição e recebe alguns descontos em alguma parcela de produtos à venda.

No entanto, qual o motivo dessas empresas criarem essa forma de cadastro? Muitas vezes não é pelo acesso ao seu email para enviar spams que você - praguejando - direcionará direto para sua lixeira. Nem vão ligar para seu telefone ofertando algum produto, ato que você também não vai gostar. Então, por qual motivo estão cadastrando clientes em troca de benefícios, se aparentemente não haverá retorno à empresa com essa ação?

Para entender esse processo, precisamos antes compreender um conceito que hoje têm sido notado com importância: a individualização. A sociedade pode ser vista como um todo, o coletivo de muitas pessoas. No entanto, essa grande parcela de pessoas podem ser encaradas como múltiplos grupos, e dentro desses grupos, podemos analisar cada consumidor como um indivíduo singular.

A criação do cadastro singular de cada comprador nos dá acesso à uma análise apurada de tudo que uma empresa está vendendo a essa única pessoa. O grande benefício de saber o que cada um está comprando, de forma individual, é fornecer o melhor marketing e o melhor alcance para essa pessoa. O resultado é claro: ao personalizar a venda para cada comprador, há a criação de um vínculo e um cliente satisfeito, que será fidelizado ao longo do tempo.

Imagine 2 tipos de pessoas que vão ao mercado: o Senhor A e o Senhor B. Toda vez que vai ao mercado, o Senhor A - 46 anos, solteiro, adepto à um estilo de vida fitness, com uma alimentação balanceada e à base de carnes brancas - compra frango, peixes, frutas, barrinhas de cereais e um iogurte diet sem lactose. Já o Senhor B, acaba de completar seus 58 anos, casado, com 2 filhos já adultos, faz questão de ter um belo churrasco aos fins de semana reunindo toda a família. Em sua casa não pode faltar uma boa carne, uma boa cerveja e sua iguaria favorita: uma boa batata-frita. Toda vez que o Senhor B vai ao mercado, compra carnes vermelhas, cervejas diferentes para o fim de semana, batata-frita, carvão, e caso achar um bom preço, uma nova faca para seu churrasco.

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Imagine se o mercado resolve criar uma promoção para todos seus clientes. Ela oferece agora um jogo de facas para churrasco a partir de compras acima de um valor especificado, e uma promoção imperdível nos preços das barrinhas de proteína, iogurtes diet e em todo setor de hortifruti. Obviamente, para o Senhor A, o kit de facas talvez não seja uma boa ideia, no entanto as promoçoes são tentadoras. Já para o Senhor B, as facas são uma notícia interessante, no entanto, não estará contente com os preços do mercado esse mês... "Só dão descontos em produtos que ninguém consome!" - comenta com sua esposa, decepcionado!

Com o cadastro individualizado, podemos criar descontos personalizados, que fazem sentido conforme o estilo de consumo de cada um de seus clientes! Dentro de grandes supermercados, uma alternativa para viabilizar ainda mais esse tipo de relação de individualização de ofertas para consumidores, seria a criação de uma rede blockchain para compilar e analisar o padrão de cada consumidor, além de gerar automaticamente os descontos a partir de um Smart Contract, armazenado dentro da própria rede.

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Essa rede, pode ter ainda outros participantes, como as indústrias que produzem os bens/produtos que são vendidos naquela rede de supermercados, o que permitiria uma maior visibilidade da efetividade da comunicação de venda de um determinado produto, bem como melhores condições para os lojistas parceiros.

Tudo isso á um baixo custo, capaz de comportar qualquer dimensão: desde o mercadinho do bairro à uma grande marca nacional. A criação de uma venda personalizada e individualizada a partir de uma blockchain mantêm clientes contentes e dispostos a sempre comprar no mesmo local, pois oferece o melhor para seu perfil de compra.

Interessante como um cadastro de 5 minutos pode mudar a forma que você compra seus produtos!

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