Published on

Por que é bom ser o primeiro a inovar

Authors
  • avatar
    Name
    Pedro Petri
t

Por que é bom ser o primeiro a inovar

Nem é preciso dizer que ser o primeiro a tentar algo novo pode trazer um sucesso monumental ou um fracasso gigantesco. Às vezes, mesmo nossos maiores contratempos levam às nossas maiores vitórias. Os Estados Unidos podem não ter sido o primeiro país a enviar um homem ao espaço, mas isso não os atrasou. Embora tenham sido eclipsados (trocadilho 😊) pelos russos para serem os primeiros no espaço, o americano Neil Armstrong venceu a corrida espacial ao se tornar o primeiro homem na lua. Todos se lembram de Neil Armstrong, mas não costumam mencionar os outros dois homens com ele porque eles não alcançaram a distinção de serem os primeiros. Todos eles tinham deveres igualmente importantes e necessários para pousar juntos na lua, mas o primeiro está escrito na história para sempre.

Ser o primeiro não significa que você precisa ser perfeito. A inovação é poderosa porque está sempre inovando. A tecnologia se baseia em si mesma, então sempre haverá oportunidades de entrar em um novo movimento e tentar algo novo. No entanto, seria difícil implementar blockchain se você não tivesse adotado outras inovações. Lembre-se de que não há problema em ser imperfeito. Você só precisa dar um passo, depois outro. Então, qual é o primeiro passo? Adote uma atitude de abertura em relação às novas tecnologias. Como a tecnologia está constantemente construindo e inovando, você estará perdido se não acompanhar. O salto para o desconhecido vale a pena. Além disso, você estará em ótima companhia! Então, o que você está esperando? Você não tem tanto a perder quanto pensa. Pense em progresso, não em perfeição.

P2.jpg

Por que blockchain não é tão arriscado quanto você pensa

Agora, ouvimos muitos equívocos sobre blockchain. Há uma narrativa constante que tenta levar a inovação adiante por meio do "medo de perder" ou colocar dúvidas de que, se você não se mexer agora, ficará para trás. O medo do desconhecido e o medo do que não se entende é um bloqueio constante para a inovação e queremos ter certeza de que você entende todas as informações ao tomar decisões em torno de blockchain. Não fique com a análise paralisada.

Como o mundo está adotando a tecnologia blockchain bem como suas versões privadas e distribuídas, é seguro dizer que a blockchain estará aqui antes que você perceba, e seu poder revolucionário significa que está aqui para ficar. Se as projeções têm algo a dizer, as blockchains serão incorporados aos alicerces de 80 por cento dos principais bancos globais até 2020 e valerão US $ 7,59 bilhões como uma indústria em 2024. Portanto, vamos nos certificar de que você conheça os fatos antes disso. Os três maiores equívocos são que blockchains são caras, muito complicadas ou requerem desenvolvedores de blockchain específicos. No entanto, esses não são os únicos. Vamos dar uma olhada nesses mitos:

  1. Você não precisa de desenvolvedores de blockchain para fazer blockchain. Você só precisa de desenvolvedores que saibam ler e escrever chamadas de API. É realmente muito simples!

  2. Você não precisa de outras pessoas e empresas com quem trabalha para usar a blockchain também. Uma das melhores coisas sobre blockchain é que ela prova o processo por trás de suas decisões de negócios. Ao lidar com auditorias, regulamentos de conformidade etc., você saberá que a prova vive na blockchain para sempre. Isso economizará tempo na verificação do trabalho, economizará dinheiro em litígios e economizará recursos para tarefas de alto nível.

  3. Blockchain não é muito complicado. De jeito nenhum! Nossos produtos se traduzem em uma API fácil de usar que se integra diretamente aos sistemas de processos de negócios existentes. Pense nisso como uma interface simples que esconde as complexidades da blockchain. É como qualquer outro software que você esteja usando - funciona perfeitamente com outros sistemas e fornece um back-end de blockchain para todos os dados que precisam de validação futura.

  4. Provas de conceito não são tão caras. Uma prova de conceito não deve custar mais do que alguns milhares de reais.

  5. Blockchain não vai assumir seu trabalho. Blockchain é simplesmente uma ferramenta. Isso criará uma mudança transformacional na forma como fazemos negócios, mas não necessariamente eliminará empregos ou mesmo funções. Não elimina, nem mesmo substitui o sistema. Isso prova o sistema. O Blockchain mudará a eficiência dos próprios processos, mas demorará um pouco até que as funções sejam afetadas.

P3.jpg

Liderando X Seguindo

Por mais assustador que possa parecer, há alguma verdade na propagação do medo que você ouve ao redor do assunto blockchain. Quando você é o último a adotar uma nova tecnologia ou produto, o crescimento da sua empresa diminui drasticamente. Assim como você veria um aumento nos benefícios que você verá ao adotar uma nova tecnologia, você também sofrerá uma "penalidade de atraso" por ser o último a adotar. Você perderá recursos tentando acompanhar os concorrentes que já adotaram, perderá tempo lutando para encontrar uma solução substituta e perderá dinheiro trocando por outros produtos ou soluções que não funcionam bem para o seu negócio.

Dito isso, há uma série de benefícios em se tornar um dos primeiros a adotar blockchain. O primeiro benefício é definir o padrão da indústria. Por que os ícones na sua área de trabalho são do jeito que são? Por que os computadores são projetados dessa maneira? Por que os carros têm as mesmas formas básicas? Quando você é o primeiro, você tem o privilégio distinto de se estabelecer.

Confira outros posts

f
Segurança de dados em saúde

Nesse post, abordamos os principais pontos à serem observados quando o assunto é segurança de dados em saúde.

Ler mais

Segurança de Dados

f
Rocket 2020 - Parte 3

Nesse artigo contamos como finalizamos nossa jornada no programa!

Ler mais

Inovação

f
NFT's - A revolução digital

Como os NFT's estão transformando a forma de possuir e transacionar bens no mundo virtual.

Ler mais

blockchain